.

.

.

.

Seu filho anda ansioso ou irritado? Pode ser falta de horário para dormir.

Garantir que o filho durma bem é um dos maiores desafios para os pais. Por isso, sempre surgem estudos novos sobre o assunto. Abaixo, você confere dois dos mais recentes que enfatizam a importância de um sono tranquilo.


bebe_dormindo_sono (Foto: ThinkStock)

Rotina é essencial
Seu filho anda ansioso ou irritado? Pode ser falta de horário certo para dormir. Um estudo britânico publicado no periódico científico Pediatrics avaliou mais de 10 mil crianças, de 3 a 7 anos, e comprovou que a ausência de rotina na hora do sono e poucas horas de descanso alteram o relógio biológico da criança, favorecendo problemas emocionais e de comportamento, como brigas, ansiedade, tristeza e até hiperatividade. “Para a criança saber que é hora de ir para a cama, os pais podem associar o descanso a alguns elementos, como o pijama, o fim de um determinado programa na televisão ou deixar os ambientes da casa mais escuros”, ensina o neurologista especializado em sono Fernando Louzada, da Universidade Federal do Paraná.
Dormir mais, comer menos

O sono também pode ser um importante aliado na luta contra a obesidade infantil, como mostra um experimento do Centro de Pesquisas de Obesidade e Educação da Universidade de Brown (EUA). O estudo avaliou duas semanas de sono de 37 crianças. Na primeira, a proposta era dormir exatamente como faziam em casa. Já na segunda, o sono era regulado para mais ou para menos horas, de acordo com as necessidades do voluntário. As conclusões mostraram que, quando eles descansavam por mais tempo, ingeriam, em média, 134 calorias a menos por dia, além de apresentar peso inferior.